{Entrevista} Escritor Ivan Bittencourt Jr

Olá leitores! Tudo bem?

Hoje no Leitores e suas manias, daremos continuidade a série de entrevistas com autores nacionais tão prestigiados nessa última edição da Bienal do Livro Rio em 2017.

 É um imenso prazer em anunciar mais essa entrevista aqui no blog, assim como foi com todas as outras, pois, como leitora, ter esse contato tão direto e imediato com as pessoas responsáveis pelas histórias que li ou que me interesso em conhecer é muito especial e gratificante. Obrigada a cada um de vocês, autores e escritores, de verdade.
 E hoje, é a vez de um escritor que conheci pelo Instagram. Quem é ele? Ivan Bittencourt Jr. Em 2015 lançou pela Chiado Editora o seu primeiro livro, Pés Descalços, e em 2016 o segundo livro “Hey, Panda, Vamos fugir?” que em 2017 ganhou a esperada continuação, com o livro “Hey, Panda, eu ainda te amo”.




Vamos conhecê-lo melhor? 😉



1- Quero primeiramente agradecer sua disponibilidade em aceitar participar dessa pequena entrevista. E para começar, conte-nos um pouco sobre você.
Eu sou o Ivan Bittencourt Jr, sou gaúcho, tenho 27 anos e moro em Guaíba/RS, uma cidade que fica de frente pra Porto Alegre. Nunca sonhei em ser escritor, mas sempre fui um cara muito observador e com isso foram surgindo algumas pequenas frases, que hoje se tornaram livros. Sou introvertido, apaixonado por séries como Friends, Eu, a patroa e as crianças, House of Cards, This is Us e The Blacklist, principalmente pelas tramas familiares que mostram. Meu gosto pela leitura começou um pouco tarde, mas meus livros preferidos estão entre os cristãos e alguns romances, além da poesia de Pablo Neruda, gosto dos livros do Jonh Green, Moacyr Scliar, Gabriel Garcia Marquez, Max Lucado e Joyce Meyer.


2- Muitos quando crianças brincavam de médicos, professores, veterinários, entre outros. Ao crescerem ingressaram em uma dessas profissões ou em similares. E você, como descobriu que queria ser tornar um escritor(a)?
Foi após alguns fatos na minha vida, que me puseram a pensar no quanto a vida é rápida e passageira e no quanto a gente só tem “o hoje”. Depois desses acontecimentos, comecei a escrever algumas pequenas frases nas redes sociais, e meus amigos ficaram me incentivando a escrever um livro, e assim criei o gosto por juntas histórias que incentivem meus leitores a aproveitarem a simplicidade da felicidade.


3- O que levou e o continua te levando a se inspirar na criação de uma nova história?
Justamente isso, levar os meus leitores a se sentirem dentro da história e com isso promover uma certa reflexão sobre suas próprias vidas. Eu me inspiro muito em observar o que acontece ao meu redor, e em como eu posso transformar isso num aprendizado para os outros.


4- Como se sentiu quando viu que seu sonho de publicar um livro se realizou?
Olha, é literalmente uma coisa de fazer a gente chorar, talvez como ter um filho. Mas a coisa que mais me emociona ainda são os testemunhos de quem leu os livros e mudou alguma coisa em si ou em suas vidas.



5- Como surgiu a ideia de criar seu último livro? E seus personagens, você costuma cria-los do zero ou prefere se inspirar em alguém?
Todas as minhas histórias tem um pouco de imaginação, observação e inspiração. A gente leva um pouco de cada um que passa pela gente para os personagens. A ideia surgiu em falar um pouco mais de como é a vida de um introvertido, e disso eu entendo...rsrsrs... E depois a história foi se agigantando pra outros temas que podem ajudar os meus leitores no dia a dia através da leitura e da reflexão sobre.


6- Tem muitos projetos para o futuro?

Sim, no momento tenho quatro livros no papel e na cabeça e não vou sossegar até colocar eles nas prateleiras.


7- O que você sente em saber que a literatura nacional tem avançado e conquistado um lugar no coração dos brasileiros?
Eu fico muito feliz e realizado. Temos ótimos escritores, lidos e traduzidos para outros países. A literatura estrangeira é boa? Sim, ela também é boa, mas a brasileira tem o poder de fazer a gente se sentir um pouco dentro da história por tratar com mais peculiaridade dos nossos próprios temas e cultura.


8- Deixe uma mensagem para seus leitores.
Não deixe pra amanhã a felicidade que você possa viver hoje.






Infelizmente não li os seus livros ainda, mas tenho certeza que irão falar com todos àqueles que amam tanto esse estilo de escrita e gênero literário, assim como eu
Já os adicionei na minha conta do Skoob hahaha

Vou deixar abaixo as sinopses de cada um para que vocês possam conhecer melhor. =)

Pés DescalçosSinopse: Leonardo, com seus botões da camisa pólo, nos leva por uma aventura através de suas conclusões e pensamentos sobre a vida. Ele saiu de sua cidadezinha do interior para estudar na capital e lá encontrou muito mais do que grandes filósofos em leituras infidas, ele encontrou o verdadeiro e desejado amor: o amor poético!
Naquela cidade de grandes luzes e enormes prédio encontra Ana, Julia e Bernardo, uma família que necessita descalçar-se de toda a tecnologia, orgulho, tristezas e desesperanças que tiram a alegria de viver.
Entre esses encontros e desencontros durante o caos alegre que toda uma geração gritou nos quatro cantos do país, o momento mais recente que marcará nossa história, quando todos foram para a rua descalços de tudo que os separavam para: unindo-se por uma mesma causa lutar por mudanças em uma sociedade corrupta e egoísta; Leonardo vai gritando junto e muito mais que isso ele vai falando sobre fé, esperança, música e amor.
O gigante acordou, o amor despertou!



Hey, Panda, vamos fugir?Sinopse: Eu sei que nem tudo é eterno, mas acho que deveria né? Pelo menos os romances de verão. Hey, Panda, vamos fugir? pode ser a história de amor mais rápida que você vai ler, mas tenho a certeza que irá se sentir dentro dessa história tão atual quanto ao nosso mundo diário de conectividade-ultra-revolucionária-super-virtualmente-instantânea. O amor não segue regras e não é igual pra todo mundo. Nós todos temos os nossos problemas internos, aceitar ser ajudado pelo amor é sempre a melhor escolha. Às vezes a gente não precisa fugir de tudo, mas sim fugir para alguém.



Hey, Panda, eu ainda te amoSinopse: Eu sei que nem todo o amor é eterno, mas o que a gente aprende com eles é.
Nem todos podem ver quem a gente é realmente por dentro, nem uma maquina de raios-x.
Hey, Panda, eu ainda te amo é a continuação da história de amor mais rápida que você já leu, mas é certo que voltará a se sentir dentro dessa história tão atual sobre romances que vão e vem, sobre jovens normais que tem problemas normais, e TAMBÉM PROBLEMAS MALUCOS QUE SURGIRAM COM UM MUNDO ENTRANDO EM EXTINÇÃO.
Em alguns momentos a gente se sente como uma bomba prestes a explodir com tantas dúvidas, medos e ansiedade sobre tudo o que está acontecendo a nossa volta. Às vezes a gente não precisa fugir de tudo, apenas de tudo o que nos afasta do maior amor de todos.




Eu espero, imensamente, que vocês tenham admirado o trabalho do Ivan, assim como eu. Claro que logo mais estarei lendo seus livros para trazer a resenha deles aqui, e podem aguardar que não irá demorar, quando gosto de um livro eu não demoro para lê-lo de qualquer forma. 


Obrigada mais uma vez, Ivan, pelo carinho e disponibilidade, sabemos o quanto a vida de um autor fica corrida antes, durante e após uma Bienal do Livro. Muito obrigada e muito sucesso para você. Ainda mais!

  • Por fim, gostaria de conhecer sua opinião, saber o que você achou. Compartilhe com todos os seus amigos. Deixe seus comentários ou dúvidas, sua participação é muito bem-vinda aqui! 

Fiquem com Deus, beijos



- Juliana

2 comentários:

  1. Gente que linnndo, amei esse post.
    Ja gostei dos livros com a capa de panda, admito que foi o que me fez ler o post inteirinho kkkk , que demais ele ser gaúcho, moro em Porto alegre, perto de Guaíba e fico tao feliz em ver que temos gente tao talentosa aqui.

    vou atras desses livros porque fiquei doida pra ler.
    Parabéns pela entrevista, foi linda.

    Beijos
    www.20-primaveras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu!
      Obrigada pela sua visita =)
      Lindo, não é? estou apaixonada por essas capas maravilhosas também, um arraso!kk

      Leia sim, você não irá se arrepender!
      beijos ♥

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo