{Resenha} Quem é você, Alasca?


Hoje no Leitores e Suas Manias, desejo apresentar á vocês a resenha do livro Quem é Você, Alasca? do autor John Green, mesmo autor de A Culpa é Das Estrelas.


Neste livro somos apresentados a Miles Halter, um adolescente apaixonado por "últimas palavras", um leitor árduo de biografias sem ler nenhuma obra de qualquer autor.


"François Rabelais. Era poeta. Suas últimas palavras foram: 'Saio em busca de um Grande Talvez'. É por isso que estou indo embora. Para não ter de esperar a morte para procurar o Grande Talvez."


Cansado de sua habitual vida social, uma vida sem graça e sem nenhum amigo, Miles decide se mudar de escola, e escolhe ir para a Escola Preparatória de Culver Creek, no Alabama, com a intenção de achar o seu 'Grande Talvez', que o poeta François Rabelais chamou quando estava á beira da morte. 


"Porque não podemos prolongar para sempre esse tipo de coisa. Chega uma hora em que é preciso arrancar o Band-Aid. Dói, mas pelo menos acaba de uma vez e ficamos aliviados."


Muita coisa está para acontecer na nova vida de Miles, e uma delas é Alasca Young. Uma jovem louca, inteligente, espirituosa, fumante e gostosa - como o próprio Miles a descreve para nós. Alasca o leva para seu labirinto, e com isso, fará com que ele caminhe em direção ao seu 'Grande Talvez' que ele tanto sonha encontrar. 


"Vocês fumam para saborear. Eu fumo para morrer."


E quem é Alasca Young? Não se sabe se devemos confiar nela e em sua imprevisibilidade - fria num dia, meiga no outro; irresistivelmente sedutora num momento e insuportavelmente chata no outro. Apaixonada por colecionar e ler inúmeros livros e fumar, mas não para saborear, ela fuma para morrer. 


"... se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."






Não vou mentir para vocês, mas sim, achei algumas partes bem entediantes, no entanto, desfrutei de um final repleto de esperança. Esperança pela vida.
Neste livro encontramos a realidade de muitos adolescentes: amizade, álcool, cigarro e sexo. Porém, vai muito além disso, John Green nos faz viajar mais a fundo, ao que realmente um adolescente esconde por baixo de todas essas coisas.
Existem inúmeros "Alasca" espalhados pelo mundo, e nesta obra, podemos entender que para encarar qualquer tipo de dor e angústia precisamos sempre ter esperança. 
Adolesncentes amam demais, sentem demais, sofrem demais, mas isso não pode ser motivo para desistir de suas vidas.


"Então ela se tornou impulsiva. O medo da inércia fez com que ela entrasse num estado perpétuo de movimento."


Um dos professores da Culver apresenta um trabalho á seus alunos que exige deles uma responta para a seguinte pergunta: "Qual  é a pergunta mais importante que os seres humanos devem responder? - Escolha a pergunta com sabedoria e analise como o Islamismo, o budismo e o cristianismo tentam respondê-la." E com este trabalho temos a resposta de Alasca. Um momento de reflexão e alerta, voltado para três tipos de religiões, onde  compreendemos que ambas buscam um único motivo: levar esperança. Para mim, esperança é a palavra chave deste livro. 

Achei que este seria o primeiro livro do John Green em que eu não recomendaria (por ser grande fã do autor), mas me precipitei, claro que recomendo, o final superou qualquer momento entediante da leitura.


"Ela me ensinou tudo o que eu sabia sobre lagostins, beijos, vinho tinto e poesia. Ela me mudou."


Alasca transformou a vida de Miles para sempre. Alasca me mudou, e irá mudar você também. 



Nota: ✯✯✯ (3/5)

- Juliana Avelino 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Vi, tudo bem?
      eu também adorei! obrigada pela sua visita e por deixar seu comentário.
      Volte sempre, beijos ♥

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo